ads

Slider[Style1]




clica e sabe mais 

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]




clica e ouve as entrevistas e emissões já realizadas na tua rádio 

Style4

Style5

As Segundas-feira acabam sempre da melhor forma com o melhor da música portuguesa , o Fado! No próximo dia 18 de Setembro não é excepção e voltamos a receber mais uma grande convidada no "Adega do Fado". 

JOANA RIOS é a fadista que lançou há pouco tempo o seu mais recente álbum de Fado, já o apresentou em vários palcos em Portugal e no estrangeiro e esta Segunda é a vez de o apresentar na tua rádio. "FADO DE CADA UM" é o nome do álbum que volta a afirmar Joana Rios como um dos grandes nomes do Fado.

Joana Rios nasceu em Lisboa na freguesia do Campo Grande e desde muito cedo demonstrou um grande interesse pela música. Começou por estudar piano com 9 anos, mas a sua paixão foi sempre o canto e por influência familiar teve oportunidade de ouvir desde tenra idade cantoras como Amália Rodrigues, Elis Regina, Ella Fitzgerald ou Maria Callas. Talvez estas influências tão diversas quanto importantes tenham sido decisivas para o seu percurso musical que foi também ele diverso e que se iniciou aos 16 anos como vocalista de uma banda de standards de Jazz e Bossa Nova. Aos 19 anos teve o seu primeiro encontro com o Fado, momento que foi proporcionado por Fernando Maurício e que viria a deixar-lhe uma marca indelével com efeitos na sua carreira anos mais tarde.
Joana Rios estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional, ingressando posteriormente na escola de Jazz Luís Villas-Boas. Aos 19 anos iniciou o curso de Ciências Musicais na Universidade Nova, curso esse interrompido por motivos profissionais e que viria a terminar anos mais tarde.

Em 2005, Joana Rios edita o seu primeiro disco em nome próprio, disco esse que resultou de uma série de concertos nos quais a cantora fez uma homenagem a uma das suas grandes influências - Ella Fitzgerald. O facto deste disco ter esgotado a sua edição de 2000 cópias fez com que Joana Rios se lançasse artisticamente. No entanto, os discos que lhe seguiram - Universos Paralelos (2007) e 3Desejos (2011) - já apontavam para um universo musical bastante distinto desse disco de estreia, sendo estes cantados em português contendo maioritariamente música original composta por Joana Rios. 

Em 2013, deu-se o encontro entre Joana Rios e o mestre da guitarra portuguesa António Parreira, encontro que reavivou uma memória perdida duma relação antiga de Joana Rios com o Fado. Foi o despertar dessa memória, da importância da palavra e da interpretação do fadista que deram origem a uma dedicação intensa e total nos últimos anos, do qual o seu disco de estreia como fadista "Fado de cada um" editado a 24 de Junho de 2016 é testemunho.

A não perder mais uma agradável conversa a partir das 21h aqui mesmo!

Se não teve oportunidade de ouvir a entrevista, pode ouvir tudo aqui:
Se gostou, pode aproveitar e passar pelo nosso espaço PODCASTS e ouvir outras entrevistas e emissões especiais já realizadas.

Partilhe connosco o seu comentário! A sua opinião é importante para nós...

Partilhe com os seus amigos

«
Seguinte
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga