A RÁDIO

MISSÃO E VALORES

A RQC é um projecto sem fins lucrativos, que surgiu da necessidade de trazer à Quinta do Conde um novo órgão de comunicação social que a representasse e que lhe desse mais voz no concelho, no País e no Mundo. Com a missão de levar o que de melhor se faz nesta região ao Mundo, a RQC tem como principais objectivos:
  • Divulgar actividades culturais locais
  • Promover associações da região
  • Dar a conhecer os protagonistas locais
  • Promover artistas da região
  • Publicitar actividades económicas locais
  • Organizar eventos diferenciadores na região
  • Proporcionar um local de debate e esclarecimento público à população local
Para cumprir estes objectivos, estamos contigo todos os dias, 24h, no nosso website oficial, nas redes sociais e em todas as plataformas agregadoras de streamings de rádio. Isto para que não percas os programas e os conteúdos produzidos e apresentados por pessoas de todas as idades da nossa região sobre todos os temas da sociedade civil. Todos os assuntos são motivo de debate, de reflexão e de destaque neste espaço pensado em quem está do outro lado a acompanhar.

Do nosso lado, fica a promessa de isenção, pluralismo e liberdade de expressão para que todos possamos ficar mais ricos intelectualmente.

A liberdade do online permite à RQC unir pessoas de qualquer ponto do Mundo e dar-lhes a conhecer o que acontece por cá. Com a partilha de conhecimento, cultura e tradições, recordamos o que de melhor existe por cá e percebemos quanto mais podemos evoluir. Gostamos do que é português. Gostamos da partilha de histórias e de experiências. Gostamos da transparência e da simplicidade de uma mensagem que poderá mudar a vida de alguém. Gostamos de ti, da tua companhia e da tua partilha.

Por tudo isto, dizemos que a RQC - Rádio Quinta do Conde é a tua rádio de todos os dias com 80% música nacional.

A NOSSA HISTÓRIA!

Diz-se que o sonho comanda a vida e a RQC - Rádio Quinta do Conde é o cumprir do sonho de Vítor Cunha. Ligado à rádio profissional antes do 25 de Abril de 1974 e às rádios locais desde esse período até aos anos 2000, a ideia de ter um projecto próprio surgiu bem cedo.

Estávamos em Março de 2012 quando os primeiros passos para a concretização do sonho eram dados. A seu lado, sempre presente para apoiar, esteve a esposa, Tininha Cunha. Surgiram os primeiros contactos para formar a equipa fundadora da estação, que deveria arrancar ainda no decorrer do ano.

Entre ideias para programas, sugestões e debate de opiniões, Setembro foi o mês em que tudo começou a ser preparado em definitivo para arrancar com o projecto que prometia mexer com a Quinta do Conde.

O primeiro grande desafio foi escolher o local do estúdio. Tendo como principal objectivo representar a Quinta do Conde, havia que optar pelo "coração da freguesia". Assim, a escolha recaiu sobre o Centro Comercial Europa 3, na Avenida Principal, que nos recebeu de braços abertos. Daí ao início das emissões foram dois meses. Pelo meio, houve que transformar o espaço num estúdio de rádio, montar todos os equipamentos necessários, criar todo o conceito criativo de imagem e som, angariar os primeiros parceiros, definir a programação, escolher a música, preparar a equipa e testar tudo para que nada falhasse durante e depois do arranque. 

A hora H chegou às 8h da manhã do dia 19 de Novembro de 2012 quando a RQC - Rádio Quinta do Conde dava início oficialmente às suas emissões experimentais. Aos comandos, e como não poderia deixar de ser, Vítor Cunha e Tininha com o programa "Bons Dias RQC". A alegria, a festa, a concretização do sonho e o sentimento de responsabilidade pelo que aí vinha estavam todos presentes na frase "Bom dia, bem-vindo, começa agora a RQC, a tua rádio do futuro". 

O principal estava feito. A emissão estava no ar e os primeiros programas foram surgindo de forma natural, sempre com apreciação positiva.Os seguidores, os artistas e os ouvintes foram crescendo de dia para dia, surgindo inclusive a necessidade de estabelecer uma parceira com a Rádio Voz Desportiva. Durante 1 ano, as duas rádios foram uma só. 

No decorrer de 2013, um novo desafio surgiu: mudar de instalações. Do Centro Comercial Europa 3 passamos para o Centro Cultural, Social e Recreativo "A Voz do Alentejo" que nos recebeu de forma muito entusiasta, afetuosa e intensa. De tal forma que ainda hoje nos acolhem. 

2014 foi um ano duplamente marcante. Começou com a alegria de tornarmos as nossas emissões oficiais através da criação da Associação de Rádio da Quinta do Conde - RQConde e terminou sendo o ano mais complicado da nossa existência. O fundador e mentor deixou-nos fisicamente naquilo que, infelizmente, foi uma luta perdida contra o cancro. Depois de prestada a devida homenagem por familiares e amigos, houve que redefinir a estratégia e reorganizar a equipa. Uma tarefa facilitada pelo espírito de equipa que se vive desde o início. 

Desde esta altura até aos dias de hoje, a mesma direcção tem lutado diariamente para fazer crescer a equipa, trazer novas ideias, novos projectos, novos conteúdos e novos motivos de interesse para aqueles que estão connosco diariamente. A história da RQC constrói-se todos os dias com aqueles que trabalham para levar até ao outro lado os melhores conteúdos, mas também com aqueles que estão a escutar, a acompanhar e a participar activamente nos programas.

A estação que começou como "A tua rádio do futuro" é agora "A tua rádio de todos os dias" porque o futuro é construído diariamente.

LOGÓTIPO E AS SUAS CORES?

Na Rádio Quinta do Conde, nada é feito sem existir uma reflexão sobre o que pretendemos implementar. Aquando da decisão sobre o logótipo e quais as suas cores, tivemos que realizar algumas pesquisas sobre os significados das cores para irmos ao encontro dos nossos ideais e o que pretendíamos para a vossa RQC.

No logótipo vamos encontrar duas cores, o amarelo e o preto. O amarelo significa felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza. Enquanto o preto transmite-nos introspeção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Whatsapp Button works on Mobile Device only