ads

Slider[Style1]




clica e sabe mais 

Style2




clica e disfruta 

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

 3.ª Mostra de Maçã Camoesa da Azoia 
 3 e 4 outubro | das 9.30 às 14 horas |  Moagem de Sampaio 

A Maçã Camoesa ou Férrea da Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra volta a estar no centro das atenções no primeiro fim de semana de outubro. A terceira edição da mostra dedicada a esta espécie decorre como é habitual, na Moagem de Sampaio, símbolo da ruralidade do concelho.

Para além do fruto, o público pode adquirir também doçaria à base da maçã, pão, Queijo da Azoia, produtos confecionados com figo da índia, produtos hortícolas, chás, compotas e artesanato. A par da venda de produtos locais, a iniciativa propõe ainda uma palestra, intitulada Maçã Camoesa Desidratada: Os Benefícios de um Produto Natural, apresentada por Catarina Sotero, do projeto Amor à Terra.

Produzida na freguesia do Castelo, a Maçã Camoesa distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, de cor branca e consistência firme. Embora seja colhida em setembro, é comum ficar a amadurecer durante algumas semanas, para ser consumida durante o inverno.

Para além desta particularidade, tem níveis de antioxidantes e polifenóis muito superiores aos das restantes, por isso é recomendada a doentes anémicos e diabéticos. Para divulgar esta variedade de Sesimbra junto do público em geral e despertar o interesse de novos agricultores, contribuindo assim para aumentar a sua produção de modo tradicional, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo e a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, realiza desde 2013, no primeiro fim de semana de outubro, uma mostra dedicada à Maçã Camoesa.

O certame tem atraído centenas de visitantes, revelando-se um enorme sucesso. O público demonstra cada vez mais interesse por este tipo de produto e, sobretudo pelo contacto direto com os produtores, que desta forma conseguem manter a sua atividade e, consequentemente, preservar tradições ancestrais, que são um património imaterial de valor incalculável.

Deixe-nos o seu comentário que é muito importante para o site, pois henriquece o conteúdo e são a interacção entre a equipa e os visitantes...

Partilhe com os seus amigos

«
Seguinte
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga