Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

ENTREVISTA | POETISA CRISTINA PINTO


No próximo dia 5 de Maio, o programa AO ENCONTRO DA POESIA, vai receber em estúdio a poetisa Cristina Teixeira Pinto, que nasceu a 23 de Outubro de 1975 em Blanc-Mesnil (França) e vem da Lixa (distrito do Porto), às 22h iremos ter a rubrica, da nossa poetisa residente, "Um Momento de Poesia Com Fátima Horta" e por voltas 22h30 iremos ter o poeta Gaspar Oliveira que vai informar-nos das novidades de livros e eventos de poesia. Tudo isto e muito mais a partir das 21h00.

 BIOGRAFIA 

Realizou o 1 ciclo na Ecole Pierre Langevin, Henri Wallon. Regressou a Portugal no ano de 1986 com seus pais e mais três irmãos, sendo a filha mais velha. Realizou o 2 e 3 ciclos na sua cidade, Lixa. 
Licenciou-se no Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras em Professores do Ensino Básico na variante de Português-Francês. 
Começou a exercer as suas funções como docente desde  2001.

Actualmente, como docente contratada, exerce as suas funções no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal e lecciona Português a  três turmas do 5º ano de escolaridade.

A 8 de Outubro de 2014 defendeu a sua tese de mestrado intitulada ''Memória das estrelas sem brilho. HISTÓRIA E IDENTIDADE NA ESTÉTICA Literária de José Leon Machado. 

Colabora no ''Jornal da Lixa'', jornal da sua zona de residência, meio de comunicação que lhe permite divulgar a sua poesia. 

Após a morte do pai, a 14 de Abril de 2004, sentiu uma vontade de escrever. E assim começo a sua jornada...

Tem participado em colectâneas, principalmente, na editora Lua de Marfim. Fez parte penúltima colectânea da Lua de Marfim, cuja apresentação realizou-se a 7 de Fevereiro, em Lisboa, intitulada ''Premonições''. A 16 de maio, será a apresentação de uma outra colectânea intitulada ''poema-me''. Nesta colectânea, aluna e professora integrarão a mesma. O texto poético seleccionado intitula-se ''Rio de Águas Passadas'', inspirado na paisagem envolvente do Seixal. Reconhecida pela vereadora da cultura da sua cidade como poetisa local, já participou em eventos culturais.

''A escrita é a minha rainha sem ser coroada''

O seu género literário preferido é a prosa poética. Revela uma escrita multifacetada, abrangendo todo o tipo de temas. Divulga os seus trabalhos através da sua rede social.

PUB