Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

POETISAS MARIA GOMES, ALICE SANTOS, FÁTIMA HORTA E O POETA ANTERO DE QUENTAL

NO PRÓXIMO PROGRAMA, DIA 03 DE JUNHO, "AO ENCONTRO DA POESIA" DE PEDRO NOBRE, VEM APRESENTAR-VOS MAIS UMA NOITE RICA EM CULTURA. A PARTIR DAS 21H00 IREMOS TER NA RUBRICA "CONVERSA POÉTICAS" COM AS POETISAS MARIA GOMES E ALICE SANTOS, ÀS 21H30 NA RUBRICA "POETAS COM HISTÓRIA" VAMOS DESTACAR O POETA ANTERO DE QUENTAL E QUANDO FOREM 22H00 "UM MOMENTO DE POESIA" COM FÁTIMA HORTA. 

 

BIOGRAFIA DA POETISA MARIA GOMES

Maria Fernanda Moreira Gomes da Rocha mais conhecida por Maria Gomes.Veio ao Mundo num sopro mágico de Vida, num dia grande e quente nos finais da primavera em flor, dos anos cinquenta e meio.
Nesse instante, passou a ter sem anos, que foram os mais belos sem anos, antes de ser vista pela primeira vez.

Após esse dia, cresceu, teve uma infância feliz ao lado da sua família e amigos, provida de um gosto profundo pela Natureza e todo o tipo de arte.
Semeia amor por onde passa, colhe o melhor da Vida, guarda para semear e deixa que se produza adubado pelo Bem.

A certa altura, ainda muito jovem passou a rabiscadora de letras que formaram palavras, frases, versos e mais tarde tomaram a forma de poesias, primeiro tímidas e breves depois mais confiantes e ousadas.

Para Maria Gomes, escrever poesia é uma terapia de vida com suspiros de alegrias e tristezas, escreve também, histórias de encanto e desencanto, romances e contos, tendo participado em várias antologias, e publicado três livros:
  • Sonetos (Retalhos Da Minha Existência), (Jangadas Das Emoções), e poemas (Na Pausa da Vida), (Poesia Para Todos), primeiro livro.
  • (O Guardião Da Poesia), poemas, e (O Amigo Dos Segredos), sonetos, segundo livro.
  • O Melhor de Maria Gomes, sonetos e poemas, terceiro livro.
Leitora de entretenimento, o seu gosto literário passa por Bocage, Antero de Quental, Florbela Espanca, Luís de Camões, Fernando Pessoa e tantos outros que encontram eco na sua alma contemplativa, passiva e tolerante.

Tem um rosto de Vida aberto ao Mundo e no coração a vontade por ela imposta,” livre para poder voar até onde deve”, ama a liberdade e preza a amizade realizando os seus sonhos, com ajuda de outros realizadores de sonhos.

A sua vida familiar é plena de amor, esposa dedicada, mãe de quatro filhos que adora, avó de duas meninas que são as “meninas dos seus olhos”, irmãos, sobrinhos, afilhados e amigos completam o seu mundo.

De uma postura humilde, simples e inteligente, reconhece ser um pouco distraída, descuidada e tímida.

Por fim, é insistente na sua frase favorita e inspiradora, não podendo deixar de a introduzir na sua pequena e breve biografia, “a poesia é universal e consegue entrar no coração de todos”, pede ainda como uma súplica que “Nunca me falte a inspiração”.

Esta é afinal, Maria Gomes, mulher simples do povo que se fez poetisa por força e mérito, e, o que sobrar de si, não é a Maria Gomes.
Biografia escrita por Helena de Matos

BIOGRAFIA DA POETISA ALICE SANTOS
 
Alice do Carmo Ferreira Vaz da Silva Santos, Nasceu na Maternidade Alfredo da Costa a seis de Janeiro de mil novecentos e setenta e quatro. Morou em Gondomar os primeiros treze nos da sua vida. Viveu outros quinze anos em Loures, e há doze que mora em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos. Terra mágica.

Tem uma empresa operadora de resíduos com o seu pai e irmãos. É mãe de três pessoas fantásticas, das quais muito se orgulha.

Adora livros! Acha o livro algo de especial, uma peça por si só, maravilhosa. Um livro é o passaporte dos pobres. Uma frase que repete cada vez que se depara com alguém que não gosta de ler.

Lê que viajas.
Transportamo-nos para dentro dele.
Rimos, choramos, vemos o que ele nos quer mostrar.
Basta gostar de ler, e tentar.
Gosto muito de escrever, poemas, romances, pequenos textos soltos vindos da alma e do coração, que se soltam da boca até á mão.


Alice Santos

PUB