Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

SESIMBRA TEM NOVA VINHA!


O Dia Nacional do Vinho, 4 de Julho, foi assinalado em Sesimbra com a inauguração da Vinha de Sampaio. Esta é uma plantação que reúne 3 mil videiras das espécies mais emblemáticas do município - Moscatel Graúdo, Fernão Pires, Castelão, Arinto e a única e muito apreciada, Santa Isabel, uva apenas conhecida em Sesimbra e cujo cultivo está quase extinto. Esta última casta foi inclusive registada pela Câmara Municipal em novembro de 2020, sob a marca Uva Santa Isabel Sesimbra.

A nova vinha situa-se no Parque da Ruralidade de Sampaio, um espaço que já tinha as Hortas de Sampaio e um olival.

A preparação do terreno incluiu a limpeza da ribeira que passa junto ao local, a plantação de espécies autóctones e a recuperação uma pequena casa de apoio que existia no terreno. Todos estes trabalhos vão contribuir para valorizar a biodiversidade do local.

Além da preservação e estudo das espécies, a vinha vai estar aberta a visitas guiadas e ações de formação e divulgação, onde serão dadas a conhecer todas as curiosidades sobre a vinha e a sua ligação ao concelho.

Este conceito de Parque da Ruralidade tem como objectivo promover os produtos locais e incentivar o surgimento de novas ideias de negócio em torno da agricultura. Resultados deste trabalho são a Maçã Camoesa, a Uva de Santa Isabel, o Pão Caseiro Cozido em Forno a Lenha ou a Farinha Torrada.

PUB