Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

PALMELA TEM NOVO MUSEU FERROVIÁRIO!

 

O Museu – A Estação, localizado no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, é o novo museu do concelho de Palmela que abriu portas no dia 1 de Junho de 2021.

Instalado na zona central do edifício da estação, datado de 1935, o Museu – a Estação integra a zona expositiva da gare e a fachada com os painéis azulejares. A exposição, que apresenta peças doadas ao Museu Municipal de Palmela ou depositadas por antigos ferroviários e/ou famílias, sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam.

A Estação constitui-se, também, como ponto de acesso a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio.

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, recordou, na sua intervenção de inauguração, a ligação entre o caminho de ferro e a História do concelho, dirigindo as primeiras palavras de agradecimento e reconhecimento «a todos os que trabalharam e trabalham nesta terra nos caminhos de ferro» e sublinhando as coleções de dois ferroviários pinhalnovenses - Rafael Rodrigues e Manuel Ribeiro – na origem desta primeira exposição.

O Museu – A Estação está aberto ao público, de terça a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h (horário de verão). Reserve a sua visita e saiba mais informações por e-mail, facebook ou telefone (21 238 4171 | 21 233 6640).

PUB