sexta-feira, 30 de abril de 2021

MUSEU MARITIMO DE SESIMBRA NOMEADO PARA MUSEU EUROPEU DO ANO

 

O Museu Marítimo de Sesimbra é o único museu português, numa lista de 61 nomeados, para os prémios "Museu Europeu do Ano". Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de Maio de 2021, às 16h, no Youtube do Fórum Europeu de Museus.

A atribuição do prémio deveria ter acontecido em Maio de 2020, mas, no decurso das restrições causadas pela pandemia, foi adiada para 2021.

O Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa. Tem como objetivo distinguir a excelência destes equipamentos culturais.

Entre os nomeados para 2020 contam-se museus como o Museu de Herzegovina, na Bósnia, o Museu de Lodève, em França, o Museu Alemão de Espionagem, na Alemanha, a Casa Anne Frank, na Holanda, ou o Museu Histórico, na Suíça.

Atribuído pela primeira vez em 1977, o Prémio Museu Europeu do Ano distinguiu, nesse ano, o Ironbridge Gorge Museums Trust, no Reino Unido.

Com três anos de funcionamento, o Museu Marítimo de Sesimbra recebeu uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia, e foi segundo classificado no prémio IberMuseus deste ano, com o projeto Museu Fora de Portas. Agora, habilita-se a recber uma distinção europeia que vai ao encontro da sua qualidade e trabalho desenvolvido.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only