quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

"A GRANDE EMISSÃO DO MUNDO PORTUGUÊS" EM ALMADA!

 

A companhia Teatrão, de Coimbra, vem a Almada, ao Teatro Municipal Joaquim Benite, apresentar "A grande emissão do mundo português". Nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro, a partir das 21h, não podes perder esta dramaturgia de Jorge Palinhos, com direcção de Isabel Craveiro em co-criação com os actores.

Estado Novo: 1933-1974, regime autoritário e corporativista, cuja propaganda assegurou longa vida, designadamente através da instrumentalização dos media, como sucedeu com a então chamada Emissora Nacional, encarregue de difundir e celebrar um retrato do País que colaborasse de forma determinante para manter o poder nas mãos de Salazar. Eis o tema a que este espectáculo se abalança, levando para cena as estratégias de encenação de um país mirífico e totalmente delirante, que talvez valha a pena pôr em diálogo com os tempos histórico e político presentes.

Num estúdio da Emissora Nacional, cinco trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos. O seu início, em 1940 (ano em que o regime inaugura em Belém, à beira do Tejo, a grande Exposição do Mundo Português – sumptuosa feira de vaidades "para português ver", que celebrou o país português que não combatia na Segunda Grande Guerra mas ia do Minho a Timor), é marcado pela mudança na direcção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa passa então a ser co-produzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando "educar sem aborrecer a nação".

Os bilhetes têm o custo de 10€ por pessoa e estão à venda no local do espectáculo e na Bilheteira Online.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Publicar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only