Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

RECOLHA DE LIXO PORTA A PORTA

A partir do dia 26 de Novembro de 2019, a Câmara Municipal de Sesimbra lança uma nova campanha de recolha de resíduos indiferenciados porta a porta em moradias unifamiliares, na Quinta do Conde. O modelo começa pela Boa Água 3 e vai alargar-se progressivamente ao Casal do Sapo, Fontainhas e Courelas da Brava. Nesta primeira fase, serão abrangidas 1100 moradias, o que representa cerca de 4 mil munícipes. A intenção é chegar a outras zonas do concelho, com base numa candidatura que está a ser desenvolvida pela autarquia ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) do Portugal 2020.

A implementação do projecto começa no dia 11 de Novembro, na Boa Água 3, com a entrega de contentores de 120 litros em cada moradia e disponibilização de informação sobre o projecto. Ao mesmo tempo, a AMARSUL, empresa responsável pela recolha selectiva de resíduos na Península de Setúbal, vai iniciar a recolha porta a porta de plástico e papel, entregando, em simultâneo, contentores semelhantes.

A recolha de resíduos Porta a Porta é um modelo personalizado que existe em vários municípios do país. É mais cómodo, pois evita deslocações para a deposição dos resíduos, liberta passeios e zonas de estacionamento onde existem contentores de maiores dimensões, reduz os episódios de “abandono” de resíduos em espaços públicos e de problemas de salubridade que, por vezes, se verificam junto de pontos de deposição de resíduos. Uma vez que se trata de uma recolha personalizada, com responsabilidades para o produtor, poderá ser implementado um sistema de benefícios económicos em função do desempenho de cada morador.

Este modelo de recolha consiste na atribuição, por parte da autarquia, de um contentor a cada munícipe, que terá de o colocar fora da moradia no dia anterior à recolha. Com recurso a um sistema de georreferenciação, a viatura de recolha passará à porta de cada moradia de madrugada e recolherá os resíduos, voltando a colocar o contentor junto à entrada, para que seja recolhido pelo proprietário de manhã, já vazio e pronto a reutilizar.

O processo não tem quaisquer custos adicionais, no entanto, a lavagem e manutenção do contentor é da responsabilidade de cada morador. Os resíduos devem ser acondicionados em sacos, tal como acontece até agora, visto que permanecerá alguns dias no contentor, e desta forma minimizam-se odores.

Os moradores das zonas que vão ser abrangidas estão a ser contactados pela Câmara Municipal e pela AMARSUL para conhecerem o projeto e a forma de funcionamento do mesmo. Serão disponibilizados pelas duas entidades folhetos com todas as informações necessárias e contactos para esclarecimentos adicionais.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra

PUB