Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

RESTAURO DA CASA DA ÁGUA, NO CABO ESPICHEL

Vai avançar durante os últimos meses de 2019 a primeira fase da obra de recuperação do aqueduto de abastecimento à Casa da Água, no Cabo Espichel. 

Os trabalhos abrangem cerca de 1,2 quilómetros da parte elevada desta estrutura de 2,5 quilómetros, ficando a parte subterrânea para uma segunda fase. O objectivo é restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água.

Antes desta obra, já havia sido feito um diagnóstico da estrutura e do sistema hidráulico. Este estudo serviu para perceber o estado de conservação da estrutura e consistiu no levantamento de linhas, cotas, inclinações, e o registo vídeo da parte subterrânea. Assim foi possível detectar a existência de diversas calcificações e obstruções no canal.

Além das obras na estrutura do aqueduto, vão avançar um conjunto de melhoramentos no estacionamento e na área envolvente do cercado da horta.

A obra representa um investimento de cerca de 575 mil euros, com uma comparticipação de 50% pelo Portugal 2020. Esta intervenção dá continuidade ao programa de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, cujo exemplo mais recente é o restauro da Casa da Água.

PUB