Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

FREDDY LOCKS NA RQC!

No próximo programa FORA DE PALCO, Sandra Ferro vai estar à conversa com o cantor de Reggae FREDDY LOCKS. A não perder a partir das 21H...


 BIOGRAFIA FREDDY LOCKS 

Frederico Oliveira a.k.a. Freddy Locks, nasceu no bairro de Alvalade em Lisboa no dia 9 de Dezembro de 1977. Conviveu de perto com uma geração que fez história na cena punk-rock portuguesa na qual estão presentes nomes como Censurados, Ku de judas, Tara Perdida, Dalai Lume, bandas que nasceram ou que vieram do mesmo bairro e com quem partilhou muitos momentos da sua juventude.

Freddy começa a tocar música numa banda punk aos 17 anos . Tem, no Verão de 1995 o seu contacto com as sonoridades jamaicanas, através de pessoas e locais que vai percorrendo, numa altura em que tinha acabado o 12º ano da escola e passando 2 anos a viajar à boleia, tocando viola em todos esses lugares.

É nessa altura que começa a compôr e em 1999 forma a banda Nature, juntando-se também aos 20 pás 8, em ambos os casos como vocalista e guitarrista.
Os primeiros desfazem-se em 2001 mas os 20 pás 8 duram até Julho de 2003, período em que dão cerca de 50 concertos de norte a sul do país , passando por Espanha.

É num desses concertos que conhece o alemão Asher Guardian, produtor\músico\técnico e amante do Reggae há mais de 20 anos. Asher vive em Portugal há mais de 10 anos anos estando sempre ligado ao reggae, fazendo gravações e trabalhando como técnico de som para várias bandas.

 2004 
Freddy Locks aceita o desafio de Asher para a gravação de um álbum em casa deste, onde misturam e masterizam uma maqueta, apenas com um gravador de 8 pistas, Roland.
Em Maio surge o resultado desta primeira experiência e de forma surpreendente a maqueta “RootsRockStrugling”, chega à Família Fazuma, programa de reggae na Rádio da Antena 3, contribuindo fortemente para a divulgação do projecto.
O disco, totalmente independente , é dado a conhecer a de Henrique Amaro (Antena 3) e passa a marcar presença assídua no seu programa “Portugália” o que dá origem ao convite para a gravação do “3 Pistas”, concerto acústico de 25 minutos transmitido para os ouvintes da rádio nacional.
A música “Wake Up” é nomeada Canção do Ano no programa Radio Fazuma e é esta mesma música que é incluída na primeira compilação de reggae editada em Portugal, a “Copa Reggae” .

 2004 

Freddy forma a banda Poormanstyle e com estes ou com o soundsystem Dub Tender Hi-Fi, partilha o palco com Sly and Robbie, Skatalites, Max Romeo, Skaparapid, entre outros.

 2006 

Freddy lança-se finalmente a solo, acompanhado pela banda Groove Missions , grava o seu 1º álbum “Bring up the feeling”, pela editora Gumalaka (Rádio Fazuma+Matarroa).
O álbum é nomeado àlbum do ano através duma votação nos sites Sunshine Reggae e Zona Reggae e single “Bring up the feeling” entra para a playlist da Rádio Antena 3, onde chega n.º1 da tabela e é presença na playlist da MTV Portugal.
Um ano mais tarde, Freddy Locks é um dos 13 artistas seleccionados para tocar no 13º aniversário da Antena 3 e está presente na compilação “Novos Talentos Fnac”, com edição a Junho de 2007, estando em digressão por Portugal até ao final de 2008, onde se destacam as actuações no Festival Med em Loulé e no Festival Mestiço, Casa da Música, Porto.

 2008 

Conhece o produtor canadiano Dubmatix que produz EP “Freddy Locks meet Dubmatix: Power Ep”, edição que traz consigo uma versão reggae (remix) e outra dubstep do tema “Power” do disco “Bring Up The Feeling”.

Conta ainda com a participação no projecto “Underground/Overground”, uma iniciativa promovida pela MTV, RTP, Antena3, Jornal Metro, Abraço e GADS, para assinalar o Dia Mundial Contra a Sida; participa na compilação “Acorda”, destinada a ajudar o departamento infantil do IPO de Lisboa, com os temas “Playing Inna Subway” e “Wake Up” e participa na compilação “Bota Sentido”, da editora Mantarroa.
Participa em dois temas do novo álbum dos Double MP e está envolvido em parcerias com Nigga Poison e Dj Nelassassin.

 2010 

Lança o álbum “Seek Your Truth”, que veio comprovar o seu amadurecimento enquanto compositor, músico e cantor.
O disco marca também a mudança de sonoridade para um ambiente “mais” roots-reggae, com direito a critica na revista alemã da especialidade Irie Up, que tem edição para todo o mundo.
Ínicia nova tour, onde se destaca a data no Meo-sudoeste.

 2011 

O trabalho de Freddy começa a ser cada vez mais reconhecido internacionalmente, o que lhe permite entrar na compilação norte-americana “Dread & Alive-Lost tapes vol 2.”, ao lado de nomes consagrados do reggae mundial, como Kiddus I, Bunny Rugs ou Mutabaruka e também na compilação “KINDAH” , que junta talentos emergentes do reggae internacional.

 2012 

Ano da edição de “Rootstation”, que revela o lado acústico de Freddy mas também o “Dancehall”, aliados ao seu roots-reggae.
Actua pela segunda vez no Festival Sudoeste, desta vez numa noite memorável a partilhar o palco com The Congos, Lee Scratch Perry, entre outros e participa no Festival Funchal Music Fest na Ilha da Madeira.

 2014 

Ano de concertos da tour “Rootstation” , em que se destacam as actuações no Festival Surf at Night, a partilhar o palco com os Jamaicanos Dubtronic Kru e nas Festas do Mar, em Cascais.

 2014 

Celebra-se o 10 aniversário do Album “Rootsrockstruggeling”, gravado com Asher G. que é disponibilizado para download gratuíto e lança o single “Iration”.
É ainda editado o álbum de fotografias “Freddy Locks- Human-Together-Arise” de André Paxiuta.

 2016 

Lança single “In This Time”, riddim do produtor canadiano Dubmatix.

 2018 

Lança single “Earth” em março e single “Overstand” em junho, ambos singles de avanço do novo Album “Overstand” que será lançado em outubro.

PUB