Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

50 ANOS DE PONTE SOBRE O TEJO APRESENTADO EM SESIMBRA!

No próximo Sábado, dia 23 de Setembro de 2017, a partir das 15h30, o Auditório do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, em Sampaio, acolhe a apresentação do livro “50 ANOS DE PONTE SOBRE O TEJO EM LISBOA”. Um livro da autoria de António José de Santa-Rita e Célia Garrett Florêncio. Esta iniciativa conta com a apresentação do autor da obra pelo Engº Eduardo Zúquete. 

50 anos de Ponte sobre o Tejo em Lisboa é uma retrospectiva histórica diacrónica, uma narrativa de memórias algumas contadas na primeira pessoa. Pensada politicamente nos anos 50, nascida a 6 de Agosto de 1966 sob a égide do aniversário da Revolução Nacional, a notável obra de engenharia técnica e financeira atravessou o Tejo mas também os regimes e cresceu em tráfego e importância desde a sua construção e inauguração até à introdução do caminho de ferro. Não escapando às difíceis dores do crescimento, com bloqueios das portagens e buzinões por exemplo, esta é indiscutivelmente uma fronteira sensível entre o norte e o sul que tem forte influência na economia regional e nacional. Este livro reflecte uma abordagem à tecnologia monumental, ao valor patrimonial nacional e simbólico da Ponte sobre o Tejo em Lisboa e considera, afinal, que a ponte é de todos e não património de alguns. Inclui o acompanhamento da evolução da técnica europeia e norte americana, o esforço e o desejo de actualização do País, a decisão e o mando e a resolução da engenharia financeira mais adequada. Foca algumas turbulências durante a sua exploração a partir de 1974, arma indevida de algumas bandeiras políticas e cujas origens ficaram esbatidas intencionalmente na imprensa e também algumas histórias do dia a dia do trabalho na obra e do estaleiro. O livro conta com uma nota prévia do Engº António Laranjo, Presidente das Infraestruturas de Portugal SA e prefácio do Engº Eduardo Zúquete, ex Vice Presidente da JAE. 

Durante a apresentação deste livro, poderá ainda assistir a um apontamento musical com a actuação do Coro da Casa do Pessoal das Infraestruturas de Portugal terminando com um Moscatel de Honra.

A entrada é totalmente livre.

Não falte!

PUB