Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

PEIXE ESPADA PRETO


 SEMANA GASTRONÓMICA DO PEIXE-ESPADA PRETO 
 De 27 de maio a 4 de junho, nos restaurantes aderentes 

A Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto decorre de 27 de maio a 4 de junho em mais de 40 restaurantes do concelho. Espada Preto e os Ouriços, Filetes de Espada Preto com Arroz de Amêijoas ou Filetes de Peixe-espada Preto com Molho de Maracujá e Banana são algumas das receitas apresentadas pelos chefes sesimbrenses.

Valorizar este peixe e dinamizar a restauração local são os principais objetivos do evento, organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

A pesca do Peixe-espada Preto é feita em Sesimbra há aproximadamente 35 anos, de forma artesanal e tradicional, utilizando a técnica do Palangre de profundidade. Esta é uma forma de pescar, altamente seletiva, pois é uma arte de pesca passiva, que utiliza uma “caçada” em corda e “pita” (fio de nylon) com anzóis e isco (sardinha ou cavala). Neste caso, quase todo o peixe que se captura é Peixe-espada Preto, pois sente-se atraído pelo isco, e na generalidade dos casos é adulto, com idade para procurar alimento.

Atualmente, esta pesca é feita por cerca de 300 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra. Os associados da ArtesanalPesca representam mais de 95 por cento das capturas desta espécie em Portugal Continental. Um número que transmite bem a importância desta espécie para a economia e gastronomia da região.

Viste o site SESIMBRA É PEIXE

PUB