Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

POETA FERNANDO FITAS NA RQC

Na próxima terça-feira, dia 1 de março de 2016, Pedro Nobre e o seu programa AO ENCONTRO DA POESIA vão estar à conversa com o poeta FERNANDO FITAS, a não perder a partir das 21h00 e às 22h00 a já habitual participação especial da nossa poetisa FÁTIMA HORTA.

BIOGRAFIA FERNANDO FITAS

Nasceu em Campo Maior, Alentejo, em 1957. Jornalista (atualmente desempregado), cidadão intranquilo por opção e poeta maltês por vocação, trabalhou em diversos jornais de âmbito nacional, dirigiu e chefiou vários periódicos regionais na Margem Sul do Tejo e colaborou em inúmeros outros, um pouco por todo o país, assim como em publicações culturais, entre elas, na Revista Literária Elipse (Galiza).

Distinguido com o Prémio Agostinho Neto (União de Sindicatos do Porto/CGPT), 1999; Prémio de Poesia Cidade de Moura, 1999/2000; Prémio Literário Raul de Carvalho (2003) e Prémio de Poesia e Ficção de Almada (2004 e 2014), figura igualmente em algumas antologias poéticas editadas nomeadamente em Portugal e Chile

.LIVRO ALFORGE DE HERANÇAS

A obra, ilustrada por António Jeromito e prefaciada por José do Carmo Francisco, tem como pano de fundo as expectativas e sonhos de uma geração, que acreditou ser possível erguer um futuro que supúnhamos roçar a bainha dos dedos, à espera que o agarrássemos, mas que traiçoeiramente deixámos que se fosse afastando do nosso horizonte, por inaptidão ou ingenuidade.

Organizado em duas partes, o livro evoca na primeira parte a “construção da casa” como metáfora da construção de um país (um pouco à imagem do imaginário traçado por Virgílio em Eneida), dos sobressaltos e na fragilidade deste quotidiano com desafios e esperanças.

A segunda parte remete-nos para a imagética de um tempo em que os silêncios e os gestos fraternos se transformaram em gritos da revolta dos sonhos sufocados, ou se quisermos, um repositório de afetos, memórias, emoções, nostalgias e raivas, assentes na analogia pai-país, país-pai.


LIVROS EDITADOS

POESIA
  • Canto Amargo (1978 – esgotado) 
  • Amor Maltês (1986 – esgotado) 
  • Silêncio Vigiado (1992 – esgotado) 
  • A Casa dos Afectos (2003 – esgotado) 
  • O Ressoar das Águas (2004 – esgotado) O Saciar das Aves, (2008) 
PROSA
  •  Cantos de Baixo (novela, 1989 – esgotado) 
  • Mar da Palha (Crónicas e reportagens, 1997 – esgotado) 
  • Histórias Associativas – Memórias da Nossa Memória (Primeiro volume: As Filarmónicas, 2001) 
  • Recolha de histórias e vivências associativas realizada junto de ex-dirigentes e destacados associados das mais antigas colectividades do concelho do Seixal Edição da Câmara Municipal do Seixal Alma d’Escrita (reportagens, 2012)

PUB