Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

QUINTA DO CONDE | 30º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA


Eram cerca das 21h19 quando deu início ao 30º aniversário da Junta de Freguesia da Quinta do Conde e as celebrações estiveram a cargo do orador/moderador Carlos Polvora que fez um breve resumo sobre a história da freguesia Quinta do Conde destacando alguns dos seus marcos principais. Seguiu-se a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior da Quinta do Conde e terminou com o cantar dos parabéns à nossa freguesia.

Grupo Coral da Universidade Sénior
Moderador Sr. Carlos Polvora
Seguiu-se os momentos de homenagem e de destaque às figuras que têm vindo a marcar a nossa história. O primeiro a ser chamado foi Francisco Serra Caetano, tendo em representação o seu filho, que foi destacado como empresário e sua empresa FRANCISCONDE, um outro destacado foi Sr. Domingos Morais Quaresma empresário no ramo da restauração, o conhecido restaurante FRANKFURT e por fim a Sra. Nazaré Neves dos Santos pelo seu percurso generoso e honroso a nível de solidariedade e ajuda aos mais carenciados. A nível coletivo, houve uma saudação União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde pela vitória no Campeonato Distrital de Futsal da 1.ª Divisão, da Associação de Futebol de Setúbal e subsequente participação no Campeonato Nacional da II Divisão, na época 2015/2016; bem como a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde pela subida da sua equipa de futebol sénior ao escalão máximo da Associação de Futebol de Setúbal, o Campeonato Distrital da I Divisão, época 2015/2016.

Homenageados de noite, da esquerda para a direita, Sr. Joaquim Tavares (presidente ADQC), Sra. Nazaré Neves dos Santos, Sr. Joaquim Ferreira (presidente União Desportiva),  Sr. Domingos Morais Quaresma (restaurante Frankfurt), Filho de Francisco Serra Caetano (empresa Francisconde)
Deu-se início às vozes dos vários órgãos da Junta de Freguesia da Quinta da Quinta do Conde e Camara Municipal de Sesimbra. O primeiro a falar foi João Valente, presidente da assembleia de freguesia da Quinta do Conde, onde falou-nos na data de criação da freguesia, por existirem dúvidas que comemorava-se 30 anos de existência e desta forma esclareceu que «aconteceu na 3ª legislatura da assembleia com o projeto de lei nº 151, com publicação no diário da república a lei 83/85 de 4 de outubro e onde indica no artigo 1º: "É criada no concelho de Sesimbra a freguesia da Quinta do Conde" e o artigo 6º: "A presente lei entra em vigor 5 dias após a sua publicação"». Assim sendo a freguesia nasce a 9 de outubro de 1985.

Da esquerda para a direita Sr. João Valente, Sr. Arq. Augusto Polvora, Sr. Vitor Antunes e Sra. Dra. Odete Graça
Seguiu-se breves palavras do Sr. presidente da Junta de Freguesia Vitor Antunes, onde destacamos o anunciar, pelo próprio, que há o desejo de concluir um projeto, iniciado pelo Sr. João Favinha, que é a construção do lar residencial e centro de atividades ocupacionais da IPSS CERCIZIMBRA, ao qual seguiu-se um minuto de silêncio em sua memória. Destacou a eleição de Sandra Cunha, da nossa terra, para assembleia da república; Informou da entrega das assinaturas dos quintacondenses para construção da escola secundária; Construção do lar de idosos no Centro Comunitário; Abertura de um centro da Segurança Social; Melhor prestação de qualidade de saúde; Edificação do quartel para as forças de segurança e por último, há um desejo de longa data que é a criação de um pavilhão multiusos sobretudo para promoção das atividades socioeconómicas.

Dra. Odete Graça presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra foca o seu discurso nos jovens quintacondenses e agradecimento especial aos pioneiros da freguesia.

O último discurso coube ao Sr. Presidente da Camara Municipal de Sesimbra Arq. Augusto Polvora e há a destacar a ampliação do centro de saúde da quinta do conde, será ocupada uma parte do parque de estacionamento e desta forma passamos a ter duas USF para dar resposta às necessidades; Uma outra novidade será a construção de uma nova escola primária, localizada por detrás da associação do Grupo Desportivo do Conde 2, previsão para ano letivo 2017 onde contará com 2 salas de pré-primária e 6 salas do primeiro ciclo, terá um campo de jogos no seu exterior e um auditório com capacidade para cerca de 200 pessoas e que terá entrada independente para eventos da vila. A obra está orçamentada em 1.500.000€, com financiamento de 50% da união europeia e o restante pago pela Camara Municipal de Sesimbra.

Sessão de autógrafos do livro "Quinta do Conde - Gente de Perfil"


No final houve a apresentação do livro “Quinta do Conde – Gente de Perfil”, uma coletânea de sintéticas biografias de pessoas com intervenção na construção do aglomerado urbano que se transformou em Vila e se tornou no principal centro populacional do concelho de Sesimbra.
Para encerrar em beleza cantou-se os parabéns e soprou-se as 30 velas de existência da freguesia da Quinta do Conde.


Para quem não pode estar presente no evento de aniversário pode ouvir tudo na nossa página de PODCAST na secção "Emissões Especiais" em http://www.radioqc.com/p/podcasts-rqc.html .

Já depois do encerramento dos festejos, estivemos à conversa com alguns dos convidados presentes na festa de aniversário da nossa Junta de Freguesia.

Arq. Agusto Polvora (Presidente da Camara Municipal de Sesimbra)
Sr. Aurélio Chaves (Presidente da Casa do Benfica na Quinta do Conde)
Sr. Fonseca Teófilo (Secretário da Direção do Grupo Desportivo do Conde 2)
Sr. Afonso Esteves (Presidente da Comissão Organizadora da Feira Festa)
Sr. Sérgio Gonçalves (Presidente da Direção do Núcleo do Sporting na Quinta do Conde)
Sra. Maria Luz (Professora na 1ª Escola da Quinta do Conde)
Sra. Nazaré Neves dos Santos (Homenageada pela J.F. Quinta do Conde)
À esq. Paroco da Quinta do Conde Pe. Daniel Nascimento e à dta. Paroco da Arrentela Pe. Júlio

PUB