Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

SESIMBRA | BANDEIRA AZUL DA EUROPA 2015


Bandeira Azul da Europa 2015
Sesimbra hasteia primeira Bandeira Azul do país

No ano em que se completam os 29 anos de atribuição de bandeiras azuis, a praia da Califórnia, em Sesimbra, foi a primeira a hastear o galardão, na categoria de praias costeiras. Este ano, a bandeira azul foi entregue em mãos ao presidente da Câmara Municipal e da ABAE por três mergulhadores que surgiram de dentro de água poucos minutos depois das 11.30 horas. 

O momento foi registado por centenas de alunos da Escola Básica de Sesimbra, que entusiasticamente assistiam à cerimónia no dia em que se assinalava também o Dia da Criança.

Na cerimónia oficial, Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal, lembrou aos presentes que em 1987 a Praia da Califórnia foi uma das primeiras a nível nacional a exibir a Bandeira Azul. «A qualidade das nossas águas sempre foi reconhecida e imaginem na década de 80, que ainda nem sequer tínhamos a ETAR e muitos dos espaços que aqui se encontravam tinham estruturadas velhas e completamente desenquadradas», disse.

Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente, reforçou também a importância que a atribuição da Bandeira Azul veio trazer às praias na sua evolução e crescimento. «Efetivamente não podemos esquecer que muitos concessionários tinham uma imagem feia, desagradável e estas mudanças constantes vieram aumentar a fasquia e transformar estes espaços em locais bonitos e mais enquadrados no que defendemos como qualidade». 

No ano em que o mote da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é Faz da mudança a tua praia, José Archer, presidente da ABAE, recordou que «o símbolo de qualidade atribuído pela ABAE tem também um papel fundamental na sensibilização ambiental, essencial para atingir uma mudança de atitudes em relação à proteção do meio ambiente».

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, destacou o papel ativo da Câmara Municipal na valorização da vila e do concelho, enquanto destino turístico. «Muito tem sido feito e a autarquia tem tido uma ação que é preciso realçar e valorizar na melhoria da qualidade dos areais, até porque as praias de Sesimbra são das mais bonitas do país e do mundo», concluiu. 

Para além da Califórnia, também as praias do Ouro, Moinho de Baixo e Lagoa de Albufeira-mar vão hastear a Bandeira Azul nesta época balnear.

PUB