Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

PALMELA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS


Património e sustentabilidade no Dia Internacional dos Museus

Museu Municipal de Palmela apresenta recursos à comunidade

Durante o mês de maio, e a propósito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, o Município de Palmela coloca em evidência os recursos do Museu Municipal e propõe um conjunto de atividades, que envolvem a comunidade local, com prioridade para as famílias. 

A 16 de maio, o Castelo de Palmela vive mais uma Noite dos Museus, com a atividade “Copistas e Iluminadores da Ordem de Santiago” a decorrer entre as 21h30 e as 23 horas, na Igreja de Santiago. Trata-se de uma oportunidade para conhecer a arte da escrita e da iluminura, num ambiente que recria o «Scriptorium» dos freires da Ordem de Santiago.

Durante a tarde de domingo, 17 de maio, o Município convida a conhecer o Serviço Educativo do Museu Municipal, na Praça de Armas do Castelo, onde estarão expostos os recursos pedagógicos disponíveis. Pretende-se apelar à consciência da importância do Património Cultural, enquanto elemento de sustentabilidade da nossa identidade

Finalmente, no dia 18, a dinamização da maleta pedagógica “Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha”, no Centro de Recursos para a Juventude de Palmela, aposta na promoção da próxima edição do Festival Internacional de Gigantes, a decorrer em julho, no Pinhal Novo. Destaque, ainda, na mesma data, para a Roda de Leitura na Igreja de Santiago (promovida pelo Município, em parceria com a Escola Secundária de Palmela – Clube de Teatro O Búzio do Homero II) sob o tema “À Roda do Castelo de Vento, História e Estórias”, na Igreja de Santiago, dinamizada por Ester Inês e Rainer Daenhardt e com Ana Maria Magalhães, António Sala, Eunice Muñoz, Paula de Carvalho e Ruy de Carvalho como leitores convidados, e para o Círculo Meditativo ANURA “O Toque da Terra”, no Castelo de Palmela. Todas as atividades têm frequência gratuita.
O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e assinala-se, anualmente, a 18 de maio. Em Portugal, a responsabilidade pelas comemorações é da Direção-Geral do Património Cultural. Este ano, o tema para reflexão é "Museus para uma sociedade sustentável", pretendendo-se promover «a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza».

PROGRAMA

 16 de maio | Noite dos Museus – Copistas e Iluminadores da Ordem de Santiago 
21h30/23h00 - Castelo de Palmela – Igreja de Santiago

Neste sábado à noite, com a presença de vários freires da Ordem de Santiago, convidamo-lo a entrar no «Scriptorium» e a experimentar a arte da escrita e da iluminura. Esta será, também, uma oportunidade única para admirar a paisagem repleta de sombras e descobrir os recantos deste espaço cheio de história. 

Público-alvo: Famílias
Inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 21 233 6640
Limite de inscrições: 30 (até às 12h00 do dia 15 de maio)
Org. Câmara Municipal de Palmela/Museu Municipal 

 17 de maio | Dia Internacional dos Museus 
15h00/19h00 - Castelo de Palmela – Praça de Armas

No ano em que se a sustentabilidade é o mote que sublinha a importância dos Museus, convidamo-lo a conhecer o espaço de Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela, local onde estão expostos os nossos recursos pedagógicos e onde se realizam diversas oficinas, dirigidas a diferentes públicos. Por meio deste trabalho, é objetivo do Museu apelar à consciência da importância do Património Cultural enquanto elemento de sustentabilidade da nossa identidade. 

Público-alvo: Famílias
Org. Câmara Municipal de Palmela/Museu Municipal

 18 maio | Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha 
10h00 - CRJ Palmela

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, trazemos ao Centro de Recursos para a Juventude de Palmela uma maleta pedagógica. Esta maleta, resultado de uma parceria entre o FIG - Festival Internacional de Gigantes e o Museu Municipal de Palmela, foi concebida porque acreditamos que a Cultura é um recurso inesgotável, que se multiplica pela experiência.

Público-alvo: dos 12 aos 16 anos
Org. Câmara Municipal de Palmela

 18 maio | Roda de Leitura “À Roda do Castelo de Vento, História e Estórias” 
15h00/17h30 – Igreja de Santiago, Castelo de Palmela

No 20.º aniversário do Projeto Fantasiarte, os Dias Internacionais dos Museus e da Família serão celebrados em Roda de Leitura, a partir da obra de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada “Uma Aventura no Castelo dos Ventos”. O enquadramento histórico será dinamizado por Ester Inês e Rainer Daehnhardt e os leitores convidados serão Ana Maria Magalhães, António Sala, Eunice Muñoz, Paula de Carvalho e Ruy de Carvalho.

Participantes: População 55+ | Clique Sem Idade | Projeto Florir Saberes | Associação de Idosos de Palmela

Público-alvo: aberto à comunidade, com limite de 50 lugares sentados a 50 participantes
Org. Escola Secundária de Palmela – Clube Teatro O Búzio do Homero II; turmas do 8.º A e 8.º B e Câmara Municipal de Palmela

 18 maio | Círculo Meditativo ANURA “O Toque da Terra” 
18h00 - Castelo de Palmela

Tendo como cenário o Castelo de Palmela, o círculo propõe um contacto com a energia curativa da Mãe Terra, ANURA (Consciência da Terra), recorrendo às valências do Sistema ANURA, que sustentam a meditação. O tambor xamânico aprofunda a ligação com o coração da Terra e facilita a limpeza emocional. Na primeira parte do círculo, será feito o ancoramento e enraizamento da energia de ANURA; na segunda, facilita-se uma «viagem» de contacto profundo com a Natureza e com o nosso ser interno.


Facilitadora: Paula Vehuel | Terapeuta do Sistema Anura

Público-alvo: Famílias
Inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 21 233 6640
Limite de inscrições: 20 (até às 12h00 do dia 15 de maio)
Org. Câmara Municipal de Palmela/ Museu Municipal e Programa “Mexa-se em Palmela”

PUB