Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

EM SESIMBRA JÁ SE VIVE O CARNAVAL…

PROGRAMA DECORRE DE 31 DE JANEIRO A 21 DE FEVEREIRO


Com a entrada no novo ano, o ritmo e as cores do Carnaval começam de imediato a tomar conta de Sesimbra. Nesta altura do ano, nas sedes das escolas de samba e grupos de axê, vive-se uma azáfama própria de quem prepara, até ao último detalhe, um dos mais bonitos desfiles de Portugal. Gente de todas as idades dedica os seus tempos livres a retocar fatos, ultimar adereços, aperfeiçoar coreografias e passos de dança e afinar vozes e instrumentos.

Este ano, em fevereiro, Sesimbra veste-se a rigor para receber mais um Carnaval, com um programa que tem início no dia 7, com o Baile Trapalhão, na Sociedade Musical Sesimbrense. Na sexta-feira seguinte, dia 13, às 10 horas, tem lugar o desfile dos estabelecimentos de educação e de ensino, que reúne centenas de crianças, na Quinta do Conde. No sábado, decorre o Concurso Infantil de Fantasias de Carnaval na Fortaleza de Santiago, às 11 horas, e no Salão da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, às 14 horas. À tarde a Fortaleza recebe também o início das Cegadas, uma tradição centenária. Ainda no sábado, às 15 horas, o desfile trapalhão anima a freguesia da Quinta do Conde, às 16.30 horas, o grupo feminino de Afro-axê Tripa Mijona desfila na marginal da vila, e à noite a festa continua com o Trio Bigodes dedicado ao antigo traje de carnaval, o Dominó.


No domingo e terça-feira, dias 15 e 17, a partir das 14 horas, tem lugar o desfile das escolas de samba e grupos de axê, com centenas de participantes. Na tarde de 16, o cortejo de fantasias de palhaço, considerado um dos maiores do mundo, invade as ruas da vila e atrai centenas de foliões.

Ao longo da semana, a Sociedade Musical Sesimbrense, o Clube Sesimbrense e o Núcleo Sportinguista promovem os tradicionais bailes com música ao vivo. O Enterro do Bacalhau marca o fim dos festejos, na quarta-feira, dia 18.

Entre nesta grande festa e divirta-se no Carnaval de Sesimbra.

OUTROS DESTAQUES DO PROGRAMA

Desfile de Palhaços

O desfile de palhaços em Sesimbra, considerado um dos maiores do mundo, é sinónimo de diversão e muito humor. Com a participação de miúdos e graúdos, este corso assume-se desde 1999 como uma festa de carnaval para toda a família, uma vez que é habitual encontrarmos grupos de mascarados onde estão avós, filhos e netos.
Neste desfile, para além dos palhaços, há todo um conjunto de gerigonças, como barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas, que dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas, onde rir é obrigatório. Entre na festa e divirta-se neste dia especial. A participação é gratuita.

Cegadas

O concelho de Sesimbra é dos poucos locais que ainda mantém viva a tradição das Cegadas, costume típico das zonas rurais, que se realiza há mais de cem anos. Estas manifestações carnavalescas retratam os acontecimentos mais marcantes da sociedade de forma crítica, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer.
Em regra, podem ter um caráter predominantemente dramático ou brejeiro, e são feitas por grupos de quatro, cinco ou seis elementos (todos homens) que cantam em verso. Não deixe de se rir com estas divertidas sátiras, que durante os dias de Carnaval percorrem todo o concelho.

Para mais informações aceda a www.cm-sesimbra.pt

PUB