Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

POETISA RUTE PIO LOPES

No próximo programa, AO ENCONTRO DA POESIA, Pedro Nobre vai receber em estúdio a poetisa RUTE PIO LOPES e quando forem 22h00 iremos ter a participação da poetisa FÁTIMA HORTA e os seus "GRÃOS DE AREIA".


 BIOGRAFIA 

Nasceu em meados de fevereiro de 1970 e cresceu no Lavradio, Barreiro, onde teve uma infância e juventude muito ativas e felizes. 

No limiar da maioridade começou seu percurso laboral e a par, em horário pós-laboral, ingressou no curso superior de gestão. 

A escrita e a fotografia são uma ocupação presente há muito tempo na sua vida e são indissociáveis uma da outra. É aliás, através da fotografia que capta imagens do quotidiano e nelas encontra, amiúde, inspiração para escrever, essencialmente sob a forma de poesia. 

Em 2016, no âmbito da 3ª edição do livro-antologia poética “Poetas nossos Munícipes”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Moita, foram escolhidos 5 dos seus poemas, acontecendo pela primeira vez a publicação em livro. 

Em 2017, o desafio lançado pela Editora Capital Books, no sentido de encontrar novos talentos encaixou-se no seu perfil e assim surgiu a edição do livro com o título “Sintonias” 

Em novembro de 2017, numa iniciativa promovida pela Pastelaria Studios Editora antologia “Poesia com Reticências” foram publicados 2 poemas, dos quais sobre o intitulado “Pó de Arroz”, foi realizada uma gravação em vídeo, disponível no YouTube. 

Em fevereiro deste ano foi convidada pela Biblioteca da Escola Álvaro Velho, no Barreiro, no âmbito da semana dedicada a leitura, para realização de apresentação aos alunos do 2° ciclo sob o tema "todos somos Poesia". 

Integrou a coletânea "livro aberto 2018", uma iniciativa do programa da Rádio Voz de Alenquer de Ana Coelho. Participou na coletânea "Amantes da poesia 2018" numa iniciativa do programa com o mesmo nome da responsabilidade de Maria Isabel Rodrigues, na Radio PopularFM. Bem como na antologia “Palavras que contam” da Associação Cultural Gerábriga. 

A convite do autor Marco Barrancos, colaborou na elaboração fotográfica do seu romance "Dias do fim", sendo a imagem de capa da sua autoria. 

É membro do Grupo criado no seio do “Jornal Rostos” da responsabilidade de António Sousa Pereira – “conversas Abertas” de Escritores e Autores do Barreiro. 

Participou, a convite da Biblioteca Municipal de Palmela, na Feira do Livro promovida pela referida biblioteca e no seu stand, na “Festa de Pinhal Novo 2018”, com atividades lúdicas para crianças com base na poesia e no seu livro "Sintonias". 

O livro "Sintonias" foi objeto de apresentação ao público em geral no auditório da FNAC do C.C. Vasco da Gama, em Lisboa em Maio de 2018. 

Esteve presente na Feira do Livro de Lisboa, na edição 2018 deste evento no Stand da editora Capital Books numa apresentação animada sobre o Livro "Sintonias"

"Sintonias" é o reflexo da cumplicidade entre as imagens e a escrita. É, no fundo, a simbiose das fotografias e das palavras rimadas, na perspectiva da autora, Rute Pio Lopes. Essa forma peculiar de contar histórias sob a forma de poema, com base na fotografia e vice-versa, num constante jogo de letras e cores sem monotonia temática, faz deste livro uma obra literária com um singular aspecto estético!

PUB