Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

I CAMINHADA PELA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO


O dia 2 de Abril foi escolhida pela Organização das Nações Unidas em 18 de Dezembro de 2017 para assinalar o Dia Mundial da consciencialização do Autismo com o obejetivo de alertar a sociedade para a problemática do Autismo.

Assim sendo, a APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) na Quinta do Conde  vem convidá-lo na participar na "I CAMINHADA PELA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO NA QUINTA DO CONDE", que vai acontecer no dia 20 de maio às 9h00.

 PERCURSO 

A I caminhada na Quinta do Conde terá um percurso de cerca de 5 quilómetros, com início no Parque da Vila, percorrerá a Av. Cova dos Vidros, em direção à Junta de Freguesia e posteriormente às instalações da APPDA-Setúbal (na Quinta do Conde), virando para a Av. da Liberdade, e retornará ao Parque da Vila pela Rua Manuel de Arriaga.

 INSCRIÇÃO 
  • 0-12 anos: gratuito (sem kit de participação)
  • Maior que 13 anos: 5 passos como donativo (com kit de participação)
Faça a sua inscrição
Data Limite: 11 de maio de 2018

 ORGANIZAÇÃO 
  • APPDA-Setúbal: Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autsmo.
  • Centro de Atendimento, Acompanhamento e animação (Quinta do Conde)

 AUTISMO 

O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil, uma disfunção no desenvolvimento cerebral, que se prolonga por toda a vida.
No DSM-V (Diagnostic an Statistical Manual of Mental Disorders-DSM) há 2 grupos de critérios na PEA:

  1. Défice persistente na comunicação social e na interação social, em contextos múltiplos. Nestes critérios estão incluídas a comunicação verbal e não-verbal, a partilha de emoções. Estes défices podem manifestar-se com maior ou menor intensidade.
  2. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Nestes critérios estão incluídas as rotinas obsessivas, a híper ou hipo sensibilidade sensorial, entre outros comportamentos.
O autismo aparece em qualquer classe social e em diferentes culturas e contextos.
As causas estão, ainda hoje, por esclarecer completamente, mas a investigação cientifica mostra haver a existência de um fator genético multifatorial, parecendo haver genes candidatos, ou seja, uma predisposição genética para o autismo.
O autismo manifesta-se nos primeiros anos de vida da criança, normalmente, a partir dos 2 anos de idade, as alterações do comportamento do espetro do autismo tendem a tornarem-se mais óbvias.

PUB