Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

SÁBADO HÁ OBSERVAÇÃO DE AVES NA LAGOA PEQUENA!

No próximo Sábado, dia 23 Setembro 2017, o Espaço Interactivo da Lagoa Pequena recebe uma actividade fora do normal com um curso de iniciação à observação de aves.

A partir das 9h30, os participantes poderão ter um primeiro contacto com a observação de aves. Como identificar as diferentes espécies de aves e que cuidados devemos ter, onde e quando podemos observar aves, compreender as dificuldades da actividade e saber como as contornar são apenas alguns dos objectivos e ensinamentos que se pretendem transmitir neste dia de actividades. Poderão ainda perceber a importância da observação de aves e como podem contribuir participando em projectos de monitorização e cidadania pela natureza. Na componente prática, com a ajuda de um especialista, binóculos e um telescópio, terão a oportunidade de observar e identificar algumas das aves comuns presentes na Lagoa Pequena.

É aconselhado que leve roupa e calçado confortável para a caminhada no campo e que não se esqueça de alguns snacks e água para se ir alimentando e hidratando ao longo do dia e fora dos períodos de refeição.

A actividade tem um custo de 25€ para os sócios da Sociedade Portuguesa para o Estudo dos Aves e 35€ para os restantes interessados e não sócios. A inscrição é limitada a 12 pessoas e deve ser realizada até ao dia 21 de Setembro através do e-mail paula.lopes@spea.pt.


 PROGRAMA: 
9.30h – Recepção dos participantes
9.45h – Breve contextualização sobre o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena
10h – Componente teórica
     Os primeiros passos para a observação de aves 
     Para onde olhar?
     Factores externos que influenciam a observação de aves
     Estudar o habitat, fenologia e distribuição das espécies de aves 
     O canto das aves
     Que importância podem ter as nossas observações?
     Espécies comuns na Lagoa Pequena

12h – Pausa para almoço (sugere-se fazer piquenique ou ir à localidade mais próxima, Alfarim a 5 km)

14h – Componente prática
     Introdução à saída de campo
     Saída para observação de aves comuns ao longo do percurso interpretativo da Lagoa pequena        com paragens nos observatórios

17h – Encerramento

PUB