Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

QUINTA DO CONDE | ENCERRAMENTO DO GIP


 Gabinete de Inserção Profissional 
 Câmara contra encerramento do GIP na Quinta do Conde 

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou uma tomada de posição onde contesta o indeferimento, por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da candidatura que permitiria a continuação do funcionamento do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Quinta do Conde, sedeado no Espaço Cidadania, junto ao mercado.

A decisão do IEFP levou ao encerramento deste serviço no dia 31 de agosto, com as inevitáveis implicações negativas na vida dos utentes.

Mesmo que o município pretenda continuar a assegurar os serviços do GIP, tal não é possível devido ao fim da parceria com o IEFP, o que impossibilitará a autarquia de aceder à plataforma do IEFP, a fim proceder ao registo das apresentações periódicas dos desempregados. 

Para além das apresentações este GIP desenvolvia um trabalho relevante no plano social, ao assegurar o atendimento personalizado aos utentes, nomeadamente na elaboração de curriculum, na preparação de entrevistas, na orientação para ofertas de emprego e no encaminhamento para ações de formação em função das necessidades dos utentes, melhorando a aquisição de novas competências e as possibilidades de inserção na vida ativa.

Por tudo isto, constituía um apoio importante para os cidadãos de maior vulnerabilidade social e psicológica, que se vêm agora sem qualquer apoio de proximidade.

Com o encerramento deste serviço ficará a funcionar apenas o GIP da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, a tempo parcial, e o de Sesimbra, que se mantém em funcionamento no FORMAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar.

PUB