Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

DIA MUNDIAL DA DANÇA NA RQC


A próxima emissão da Hora das Artes será dedicada ao Dia Mundial da Dança. Esta comemoração foi instituída em 1982 pelo Comité Internacional de Dança da UNESCO. É celebrada a 29 de Abril, por se tratar da data de nascimento do bailarino e mestre da dança Jean-George Noverre.

Nascido em 1727, Noverre começou a dançar ainda adolescente, como aluno de Louis Dupré, na AcadémieRoyale de Musique et Danse (atual Opera de Paris). Estreou-se como bailarino na Opéra-Comique e atuou em cidades como Paris, Berlim e Londres, em grandes salas de espectáculos e cortes reais. Posteriormente, torna-se mestre de ballet, dirigindo reconhecidas companhias de dança. A sua obra alcança sucesso mundial que Noverre aproveita para promover e divulgar a dança pelas principais cidades europeias. Noverre é responsável pela introdução da expressividade gestual e da emoção na dança clássica, a qual se veio a chamar dança - pantomina. Noverre é não só conhecido pela execução mas também pela teorização da dança com o livro “Letters sur la Dance”, publicado em 1760. Faleceu a 19 de Outubro de 1810.

O Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. Neste dia também se procura sensibilizar a opinião pública para a importância da dança, recorrentemente ignorada e desapoiada pelos governos.

Neste dia são várias as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos. Espetáculos, workshops e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança.
Quarta-feira, a partir das 21 horas, a HORA DAS ARTES celebra a dança, divulgando as iniciativas locais e nacionais que marcam a efeméride. Não perca!

"Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!" Nietzsche

PUB