Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

PUB

SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO SEIXALENSE NA RQC/VD


NÃO PERCAS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (DIA 25 DE JULHO) O PROGRAMA "A VOZ DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO POPULAR", POIS CARLOS PÓLVORA E DANIEL VENTURA TRAZEM ATÉ TI PARTE DA DIRECÇÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO SEIXALENSE, EXISTENTE HÁ JÁ 142 ANOS.

A Sociedade Filarmónica União Seixalense, também designada por "Os Prussianos", foi fundada a 1 de Junho de 1871, no reinado de D. Luis, juntamente com a banda filarmónica. Das actividades culturais existentes, destaca-se a promoção da cultura através da banda filarmónica, que mantém em actividade uma escola de música - Escola de Música Matias Lucas - que funciona ininterruptamente desde a sua fundação e que promove também actividades como o Coro e a Orquestra Juvenil.
Foram conferidos à S.U.S., ao longo da sua existência, as seguintes distinções: 
        - Medalha de Louvor, pela Cruz Vermelha Portuguesa (1926); 
        - Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, pelo Presidente da República (1935); 
        - Medalha de Instrução e Arte e Diploma de Generosidade e Filantropia, pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1956); 
        - Medalha de Honra, pela Câmara Municipal do Seixal.
Em 1971, no decurso das comemorações do seu centenário, a banda gravou um disco de vinil por iniciativa da então comissão das comemorações do Centenário.
Em 2001 gravou um CD e em 2005, gravou o “Marés” – o seu segundo CD, mostrando assim o seu rigor artístico.
A banda da União Seixalense foi a primeira em Portugal que tocou a Ópera "Carmen" de Georges Bizet, trazida por um presidente da direcção na sua ida a França no século XIX. Desde 1871 que a S.U.S. tem vindo a satisfazer as necessidades dos sócios e músicos: o Seu primeiro Grupo Cénico foi criado em 1927 e a Biblioteca foi inaugurada em 1945.
Existiu também uma comissão que cuidava de todos os eventos e até da própria Sociedade: a Comissão dos Anjinhos Enrascados, que organizava as Festas de São Pedro do Seixal, juntamente com outras Comissões de Festas.
Em 2003 foi retomada a Marcha Popular de São Pedro, que estava sem actividade desde 1971 e em 2007 foi criado um grupo musical de animação de rua: Os Algazarra & Companhia. Desde a Sala de Petiscos, à Biblioteca, do Salão Nobre ao Café e até na Sala da Banda, poder-se-à encontrar um leque de recordações da banda e da Sociedade de outros tempos.
Como vês tens várias razões para que na próxima quinta-feira não faltes a mais um "A voz do MAP" entre as 22h e as 23h, logo a seguir ao programa "Música de A a Z". Não faltes!

PUB