ads

Slider[Style1]




clica e ouve as entrevistas e emissões já realizadas na tua rádio 

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, O PROGRAMA "AO ENCONTRO DA POESIA" IRÁ RECEBER NOS ESTÚDIOS DA RQCVD O POETA  E PRESIDENTE CÍRCULO DE ESCRITORES DE MOÇAMBIQUE NA DIÁSPORA. 

FAZ COMPANHIA A DELMAR MAIA GONÇALVES A PARTIR DAS 21H00...



O Poeta, Escritor  e Professor Delmar Francisco Maia Barrigas Gonçalves nasceu às 10 horas do dia 5 de Julho, no Hospital Central de Quelimane, tendo crescido nos Bairros de Vila Pita e Torrone Velho nos arredores da cidade de Quelimane, na província moçambicana da Zambézia.

Foi baptizado católico na Igreja da Sagrada Família de Quelimane, em 26 de Julho de 1971. Fez a Primeira Comunhão na Catedral Nova de Quelimane, em 15 de Outubro de 1978 e foi Crismado na Paróquia de São Domingos de Rana, em 20 de Outubro de 1991.

Foi por diversas vezes Acólito do Bispo de Quelimane Dom Bernardo Governo, na Catedral Nova de Quelimane e também nas Paróquias de São Domingos de Rana e Madorna, em Cascais, do Padre Francisco Ribeiro.

Concluiu o Ensino Primário em Quelimane na Escola Especial da Quarta Classe de Sinacura, tendo frequentado antes a Escola Primária Vasco da Gama.

Frequentou e concluiu o Ensino Preparatório na Escola Preparatória de Quelimane.

Iniciou o Ensino Pré-Universitário na Escola Secundária 25 de Setembro de Quelimane, tendo concluído o Ensino Secundário já em Portugal na Escola Secundária de Parede, actualmente denominada Escola Secundária Fernando Lopes Graça.

Concluiu o Curso Plano de Estudo "A Bíblia Responde" em Lisboa a 22 de Outubro de 1988.

Concluiu o Curso de Relações Humanas do Movimento Encontro de Jovens Shalom em Santo Amaro de Oeiras, a 6 de Novembro de 1994.

Realizou Encontros de Formação Vocacional em Fátima e na Apelação em 1996 e 1997.

Foi bolseiro do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Estudou também e fez formação complementar no Instituto Piaget de Almada, na Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), no Instituto de Línguas e Informática da Parede, na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa e em Centros de Formação de Professores de Cascais, Oeiras e Lisboa.

Em 1985/1986 vence o Prémio de Jogos Florais da Escola Secundária Fernando Lopes Graça da Parede.

Em 1987 vence o Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em Poesia.

Foi Bibliotecário, em 1993, na Biblioteca Professor Doutor João Morais Barbosa do ISEC, em Lisboa.

Foi figurante nos filmes "Os Mutantes" de Teresa Villa Verde e "Fintar o Destino" de Fernando Vendrell, ambos em 1998.

Em 2003 foi nomeado Embaixador da Paz da "The Interreligious and International Federation for World Peace" (I.I.F.W.P.).

É Formador certificado pelo S.N.C.P. e pelo I.E.F.P/M.T.S.S., desde 19 de Dezembro de 2005.

Foi reconhecido em 2006 com o Galardão de Literatura África Today, em Luanda/Angola.

Em 2008 foi distinguido com o Prémio Kanimambo da Casa de Moçambique, em Paços de Ferreira.

Animador Cultural e Declamador desde o tempo dos estudos superiores universitários, percorre Escolas, Centros Culturais e Comunidades de Poetas, Escritores e Leitores.

Divulgador de poesia e Contador de Histórias Africanas.

Pertence à Geração da Lusofonia criada nos anos 80 e à World Poets Society - W.P.S. (organização literária de poetas contemporâneos do mundo inteiro).

Defensor da solidariedade genuína e da utopia, cidadão do mundo desde sempre e enquanto existir.

Actualmente, é também Professor Bibliotecário.

Delmar Maia Gonçalves utiliza regularmente os pseudónimos Sultan El-Ahmed, Ibn Khan, Maya, Zacarias Faztudo e Malfez Razão.

Partilhe connosco o seu comentário! A sua opinião é importante para nós...

Partilhe com os seus amigos

«
Seguinte
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga